Telecomunicações 2017-11-14T16:45:10+00:00

Telecomunicações

Na área da Telecomunicação, a IBERINSTAL dispõe de uma larga experiência e know-how na montagem de instalações e infraestruturas de comunicações e dados nos diversos empreendimentos que tem realizado.

Instalações de Telecomunicações (ITED)

Numa sociedade em que a telecomunicação é cada vez mais importante, torna-se fundamental a criação de infraestruturas que asseguram o acesso aos atuais e futuros serviços de informação e comunicação de forma simples, eficaz e fiável.

O ITED – Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios – é o novo regime aplicável aos projetos e instalação de infraestruturas de telecomunicação em todos os tipos de edifícios e respetivas ligações às redes públicas de comunicações.

Genericamente as infraestruturas de telecomunicação compõem-se de espaços, redes de tubagens e de cablagens, de armários de telecomunicações e restante equipamento tais como conectores, tomadas e outros dispositivos.

Os armários de telecomunicação, também denominados ATE (Armários de Telecomunicações de Edifícios) e ATI (Armários de Telecomunicações Individual) permitem a interligação e a concentração com as redes públicas de telecomunicações, quer de forma direta ou indireta.

É nos ATE que são alojados os repartidores gerais das três tecnologias previstas, designadamente:

  • Par de cobre RG-PC – É o dispositivo que faz a interligação dos cabos de pares de cobre dos diversos operadores de comunicação à rede de pares de cobre do edifício;
  • Cabo coaxial RG-CC – É o dispositivo que faz a interligação dos cabos coaxiais dos diversos operadores de sinais sonoros e televisivos (CATV, MATV) à rede de distribuição em cabo coaxial do edifício;
  • Fibra ótica RG-FO – É o dispositivo que faz a interligação dos cabos de fibra ótica dos diversos operadores à rede de cabos de fibra ótica do edifício.

O ATI é o núcleo das telecomunicações existente dentro das frações autónomas, que vão permitir ao próprio, a construção da sua própria rede individual, permitindo desta forma a escolha do sinal que se quer transmitir em cada ponto da rede própria.