Iluminação de Fachadas 2017-11-14T18:20:00+00:00

Iluminação de Fachadas

Para a iluminação exterior de fachadas, em especial nos grandes edifícios, a IBERINSTAL, tem trabalhado com os principais fabricantes de equipamentos disponibilizando soluções tecnológicas atuais, eficientes e ajustadas a cada projeto.

Iluminação de Fachadas

A iluminação de fachadas de monumentos, edifícios, equipamentos sociais ou residências tem como objetivo chamar a atenção das pessoas, criando simultaneamente uma sensação agradável e um efeito estético positivo.

A chamada de atenção cumpre objetivos distintos em cada caso, sendo os mais comuns a divulgação cultural, a manifestação de orgulho cívico, a divulgação de atracão turística, propaganda política ou até mesmo o exibicionismo.

A iluminação de fachadas envolve um projeto de carácter artístico exigindo a identificação dos aspetos do edifício a realçar através de critérios culturais ou arquitetónicos que ultrapassam em muito a engenharia de iluminação.

Tecnologias para Iluminação de Fachadas

Tradicionalmente, os equipamentos empregues em iluminação de fachadas são lâmpadas de descarga de alta intensidade, de elevada durabilidade, com o inconveniente de demorarem entre 2 a 15 minutos para estabilizarem o fluxo luminoso.

Dentro deste tipo de lâmpadas destacam-se as de vapor metálico, com excelente reprodução de cor (70 a 100º), luz esbranquiçada, potências entre os 70 e os 2000w, índices de eficiência energética até 100lm/w e temperatura de cor de 4000 a 600ºk, muito utilizadas na iluminação de grandes superfícies.

As lâmpadas de vapor de sódio branco emitem uma tonalidade de luz mais branca criada a partir de uma combinação de vapor de sódio e gás xénon. São utilizadas em espaços comerciais, edifícios históricos, hotéis, entre outros.

Para aplicação de tecnologia Led em iluminação de fachadas, os grandes fabricantes dispõem de soluções muito inovadoras, atendendo às inúmeras vantagens que esta tecnologia proporciona em termos de eficiência energética, durabilidade, manutenção, variação e controle de cor, permitindo através de programações pré-definidas obter diversos níveis de tonalidade, luminosidade e cenários alternativos.