Sistemas de Deteção de Gases
Por forma a disponibilizar a solução adequada a cada instalação, a IBERINSTAL trabalha em parceria com as principais marcas de sistemas de deteção de gases, destacando-se a Siemens, Sensitron, Notifier e a Kilsen (Grupo GE).
Os sistemas de deteção de gases mais comuns são os de deteção de CO.
Os sistemas de deteção de CO são usualmente empregues nas zonas de parqueamento de viaturas, de modo a monitorizarem e limitarem a concentração de monóxido de carbono nestes locais.
Tipos de Deteção de CO
Existem duas tecnologias para deteção de gases: uma baseada em sondas convencionais e outra em sondas eletroquímicas.
As utilizações de sondas semicondutoras em sistemas de deteção de gases têm como inconveniente, o facto de terem um tempo de vida médio muito mais reduzido (cerca de 2 a 3 anos) dependendo do nível de contaminação, e uma fiabilidade e um grau de precisão inferior ao da sonda eletroquímica, cujo tempo de vida vai em média de 5 a 6 anos.
A solução de deteção de gases baseada em sondas semicondutoras tem um custo inferior, quer ao nível dos detetores, quer ao nível das centrais, pelo que é já uma solução considerada em instalações de pequena e média dimensão e de menor importância.
Ambas as tecnologias de deteção de gases são constituídas por
- Detetores;
- Painéis óticos e acústicos;
- Central de monóxido de carbono com sistema de alimentação autónoma;
- Rede de cablagem de suporte do sistema.
Estes sistemas de deteção de gases deverão estar sempre interligados com o sistema de ventilação de extração existentes nos locais, em caso de a concentração de monóxido de carbono atingir níveis perigosos, ser acionado o alarme e acionados os sistemas de ventilação para entrarem em acão do seguinte modo:
- 50 ppm (partes por milhão) – Entra a 1ª velocidade dos ventiladores
- 100 ppm – Idem, 2ª velocidade
- 100 ppm – Idem 2ª velocidade + painéis óticos e acústicos com informação de evacuação de zona
Sistemas de Deteção de Gases Combustíveis (Metano, Propano, Hidrogénio, etc)
Os sistemas de deteção de gases combustíveis funcionam de modo similar aos do sistema CO, sendo as sondas adaptadas ao tipo de gás combustível em questão.
As centrais de deteção de gases são na sua generalidade modulares, equipadas com módulos compatíveis com as sondas utilizadas.
Em locais com risco de explosão, os invólucros das sondas deverão ser antideflagrantes.