Grupos de Emergência
A IBERINSTAL, por forma a disponibilizar a solução adequada a cada caso, tem trabalhado com as principais marcas de Grupos de Emergência, destacando-se nos motores a Volvo, VM, Perkins, John Deere, Cummings e Mitsubishi e nos alternadores a Stamford, Leroy Somer, entre outros.
Tipos de Grupos de Emergência
Os Grupos de Emergência são destinados à produção de energia elétrica de recurso em edifícios ou em unidades industriais, e é composto por dois componentes fundamentais que são o motor e o alternador.
Os Grupos de Emergência podem atingir potências que chegam a 4000 kVA e são montados em chassis aberto ou canopiado para versões insonorizadas.
Arranque dos Grupos de Emergência
O quadro de comando dos Grupos de Emergência permitem efetuar o seu arranque de forma manual ou automática, assim como operar diversos geradores em paralelo entre si ou fazer o paralelo com a rede elétrica.
A ordem de arranque de um Grupo de Emergência faz-se de modo automático regulável de 2 a 10 segundos, quando existe uma falha de tensão da rede ou quando existem variações de tensão na ordem dos 10% ou de frequência de mais ou menos 1,5 HZ.
Nos Grupos de Emergência são normalmente admitidas três tentativas de arranque, consecutivo de arranque automático.
A ordem de paragem automática faz-se quando são restabelecidas as condições de funcionamento, com as seguintes temporizações:
- Entre 1 a 5 minutos para deslastre do alternador;
- Entre 1 a 15 minutos para paragem do motor.
Manutenção dos Grupos de Emergência
Dado tratar-se de um equipamento de elevada importância na rede de emergência, é necessário fazer testes mensais de arranque dos grupos de emergência e, se possível, com tomada da carga, durante aproximadamente 30 minutos, de modo a aferir-se a sua capacidade de operacionalidade.