UPS – Alimentação Ininterrupta 2017-11-14T17:27:56+00:00

UPS – Alimentação Ininterrupta

A IBERINSTAL com a sua vasta experiência no ramo das instalações elétricas, tem fornecido e montado inúmeros equipamentos UPS, para alimentação ininterrupta, tendo atuado em parceria com os principais fabricantes destes equipamentos, dos quais destacamos: MGE, Siemens, APC, Socomec, entre outros.

UPS – Ligação Ininterrupta

Recorrem-se a soluções de alimentação ininterrupta quando são exigíveis elevados requisitos de funcionamento e fiabilidade, no fornecimento de energia elétrica.

UPS são sistemas sem interrupção para alimentação das chamadas cargas críticas, em que os distúrbios no fornecimento de energia podem provocar prejuízos significativos nas operações ou até por em risco a segurança da vida humana, tais como nos seguintes locais:

  • Centros informáticos;
  • Hospitais;
  • Sistemas de radares;
  • Telecomunicações;
  • Iluminação em Aeroportos.

Existem várias versões de equipamentos UPS.

UPS – Versão Básica

A versão básica UPS inclui retificador, bateria e inversor. Em serviço normal a carga crítica é alimentada pelo inversor.

A rede alimenta o retificador, que por sua vez alimenta o inversor e mantém a bateria em carga.

No caso de uma falha na rede, a bateria alimenta o inversor. Quando a rede volta ao normal, o retificador retoma o serviço e alimenta o inversor e carrega a bateria.

Uma instalação UPS básica tipo oferece:

  • Alimentação ininterrupta de carga;
  • Tensão de saída estabilizada;
  • Isolamento galvânico entre a carga e a rede;
  • Filtragem eficiente.

Sistema UPS com recurso

A instalação UPS com recurso engloba o uso do equipamento no-break, juntamente com uma fonte de alimentação alternativa nomeadamente a rede, se for a mesma que a do inversor.

A instalação permite a comutação da carga do inversor para a fonte alternativa e vice-versa.

Com o comutador eletrónico (By-Pass) é possível comutar a carga do inversor para a rede numa fração de período quando existir:

  • uma corrente elevada no arranque do equipamento;
  • um circuito no lado da carga;
  • uma falha no inversor.

O retorno da rede para o inversor é feito gradualmente.

Sistema UPS com Redudância

Numa instalação UPS com redundância a carga total é repartida em partes iguais, isto é, cada UPS funciona com 50% da carga total, estando previsto que a carga total não ultrapasse o valor nominal de cada UPS.

Em caso de anomalia de uma das UPS, as outras assumem a totalidade da carga sem provocar qualquer alteração nas caracte­rísticas do fornecimento de energia.

Todas as mudanças e alterações de funcionamento são automáticas, no entanto deve ser possível proceder a esta operação de forma manual.

As UPS devem ser constituídas de uma forma totalmente redundante incluindo bypass de manutenção e outro estático em cada uma.

Cada unidade quando em paralelo está dotada de uma eletrónica que permita superar instantaneamente a unidade de barramento do paralelo em caso de avaria.

Um defeito interno de uma das unidades não pode provocar qualquer perturbação nas outras unidades.

Quando há necessidade de potências mais elevadas do que a fornecida por uma unidade, usa-se a operação em paralelo. O sistema pode ser equipado com um comutador eletrónico (by-pass) a fim de aumentar a fiabilidade e a disponibilidade.