Redes Estruturadas 2017-11-14T17:40:41+00:00

Redes Estruturadas

A IBERINSTAL nos diversos empreendimentos que tem realizado na área de redes estruturadas, dentro dos quais destacamos os data center da IBM, SIBS e MONTEPIO GERAL, tem executado trabalho com os principais fabricantes deste tipo de materiais, dos quais destacamos a BRAND REX, PAUDUIT, SYTIMAX, RETEX e a RITTAL.

Componentes das Redes Estruturadas

As redes estruturadas são compostas por um conjunto de componentes tais como cabos, distribuidores, conectores, painéis de interligação e outros destinados a distribuição de voz e dados, imagens ou quaisquer outros sistemas de baixa corrente, que podem ser redirecionados no sentido de equipar um caminho de transmissão entre pontos de uma rede.

Os principais componentes de uma cablagem estruturada são os cabos de cobre e de fibra ótica, as tomadas e o restante equipamento de interligação.

Em edifícios de grandes dimensões é vulgar a instalação de várias dezenas de kilometros de cabos de cobre para uma rede estruturada.

Redes Estruturadas em Fibra Ótica

Em termos da rede vertical de uma rede estruturada de um edifício, é cada vez mais usual a utilização de cablagem de fibra ótica, pelas diversas vantagens que ela nos proporciona.

A escolha de uma fibra ótica, resume-se a opção entre fibras multimodo com núcleo de 62,5μm ou 50μm de diâmetro, uma vez que as fibras monomodo apenas são recomendadas para distâncias entre distribuidores superiores a 2 km.

Nas redes de fibra ótica, dado o conceito de engate rápido e path-cards para interligação entre os repartidores gerais e os parciais ou ainda entre estes e os elementos ativos da rede, tais como Hub´s e switch, torna-se mais fácil e rápida a manutenção dos postos de trabalho em termos de voz e dados, devido à facilidade de identificação e recolocação de pontos quando necessário, ao contrário do que ocorre nos sistemas de cablagem convencional.

Certificação de Redes Estruturadas

Outro conceito muito importante em redes de cablagem estruturada é que as mesmas passam por um processo de certificação, que pretende confirmar que a rede em causa atenderá aos requisitos de transporte de informação e voz com a suficiente velocidade e qualidade na voz e imagem.